Priorat, simplesmente fantástico !
- Moskicho
- 13 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Sempre que ouvimos sobre os vinhedos espanhóis (terceiro maior produtor de vinhos do mundo), os comentários passam necessariamente pelas regiões mais famosas por aqui - Ribeira Del Duero, Rioja, Navarra, etc.
Realmente, os vinhos destas regiões, principalmente as duas primeiras, são de ótima qualidade e alguns estão entre os melhores do mundo, onde prevalecem castas como Tempranillo e Garnacha.
Algum tempo atrás, fui apresentado por um grande amigo, aos vinhos da região do Priorat, sul da Catalunha, na região de Tarragona, incluindo os municípios de La Morera de Montsant, Scala Dei, La Villeda, Gratallops Bellmunt, Porrera, Poboleda, Torroja, Lloa, Falset e Mola.

A região de Priorat é famosa pelos seus vinhos tintos fortes, feitos a partir de uvas Cariñena (Carignan) e Garnacha (Grenache). Estas uvas são frequentemente combinadas com Cabernet Sauvignon e Syrah nesta região.

Aqui, além dos excelentes Terroir (terra para cultivo) , temos um processo de produção de altíssima qualidade, que inclusive levou a região, juntamente com Rioja, a conseguir a Denominação Origem Prestigiada de Qualificada (D.O.Q) ;os demais vinhos espanhóis são apenas D.O.
Esta região, antigas terras dominadas pelos romanos, produz vinhos há mais de 2.000 anos, estando hoje entre os melhores do mundo , e tendo aqui, o produtor Alvaro Palácios , o grande nome desta região.
A notícia triste que tenho, é que por aqui, os vinhos não são tão fáceis de achar, e os preços costumam ser mais salgados, mas para quem quer uma noite especial, indico muito esta região, um sabor inconfundível.
Se for viajar para Europa, você encontrará em quase todos os países, e com preços que podem chegar a 30% do que pagamos por aqui.
Abaixo dicas de alguns que já provei e que encontramos no Brasil :

Carmins del Priorat 2011, Les terrasses Velles Vinyes Priorat 2009, na mistral.com.br, Serras del Priorat 2008, Scala Dei Prior Crianza Priorat 2010, na www.todovinno.com.br.
Santé !!





Comentários