top of page

NOSSA CLASSIFICAÇÃO

Vamos ao Douro - Portugal

  • Moskicho
  • 11 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

Pessoal, vamos falar a verdade, tem algo melhor que viajar com quem a gente ama, conhecer novas culturas e tomar vinho em ótimos restaurantes ? Para mim fechou, isto é tudo de bom !

Estive na região do Douro este ano, mais precisamente em Guimarães, Braga e Porto. Uma viagem em família para não esquecer. A região é muito acolhedora, tem ótimos restaurantes e os vinhos, ah, que vinhos, são de tomar rezando.

O mais famoso da região é sem dúvida o Barca Velha, da casa Ferreirinha, mas que entre nós, não é um vinho para um simples mortal, afinal 600 euros em uma garrafa não é algo para muitos.

Mas vamos falar dos vinhos mais possíveis, dos restaurantes com ótimo custo benefício e até um pouco de turismo.

Em Guimarães, aconselho ficar na Pousada Mosteiro dos Guimarães, hoje faz parte do famoso grupo Pestana, mas é um mosteiro beneditino do século XII, com uma supervista para cidade. Lá tem um restaurante muito bem indicado e vi que tem uma parceria com os vinhos da Quinta do Crasto, que são sensacionais. Eu tomei o Excelente Quinta do Crasto Reserva Old Vines 2014 - Classificação : NOO !! - www.quintadocrasto.pt, vendidos em vários lugares no Brasil como por exemplo www.superadega.com.br

Dos restaurantes, almocei no Mumadona, no centro, Spartano, como a maioria dos restaurantes portugueses. O Bacalhau a Mumadona , feito com um creme de mostarda, muito bom. Vinho do almoço foi o Esteva Douro 2014 - Casa Ferreirinha -- Classificação : Bão

Chegando no Porto, as opções são inúmeras, não só por ser a segunda maior cidade de Portugal, mas também pela quantidade de restaurantes, atrações turísticas e uma áurea fantástica quem vem do rio Douro que separa a cidade do Porto de Gaia, onde vocês podem ver as diversas casas que produzem os melhores vinhos do Porto (que já deixo claro que não entendo). O Cais da Ribeira é pura tradição !

Vamos as dicas : Para hospedar, indico Flores Village Hotel & Spa Rua das Flores 139. O hotel está todo reformado e tem ótimas instalações e bastante espaço nos quartos.Esta rua é fechada para carros na maioria do tempo, mas existe estacionamento a duas quadras e a localização vale muito a pena, pois tem de um tudo na rua, além de ótimos restaurantes, adegas, compras e um fluxo de pessoas indo e vindo que deixa tudo mais charmoso.Se você estiver lá por Fevereiro/Março, pode curtir a Feira Essência do Vinho.Este evento, que acontece no Palácio da Bolsa, no Porto, é já uma referência na sua área, reunindo produtores nacionais e estrangeiros. Nesta iniciativa é escolhido o ‘Top 10 Vinhos Portugueses’ por um conceituado júri internacional. Detalhe, você paga 25 euros, prova o que der conta, pois são mais de 400 produtores e ainda sai com sua taça de lembrança.

Nesta mesma rua , muito bem indicado (estava lotado e não consegui uma reserva) tem um restaurante português que vale a pena ,Taberna do Largo, . Eu fui a um Italiano, que fica a alguns quarteirões de distancia para o lado do centro e indico demais chama-se A Despensa , R. Conde de Vizela 141. O Ambiente é muito bom, tem tipo um jardim de inverno. O antepasto e os pratos são ótimos.

Vinho do dia Quinta do Arcossó 2011, da região de trás-os-montes, uma região do rio Douro quase na divisa da espanha. Classificação : NOO !!

Este vinho é mais difícil de achar no Brasil, mas fiquei sabendo que a Wine Lovers está com mesmo no seu catálogo. www.winelovers.com.br

Abaixo os vinhos que tomei por lá:

No mais, o Porto é isto, andar e conhecer a bela cidade, gastronomia das melhores e apreciar sempre os vinhos da região, que estão com certeza entre os melhores do velho continente.

Mais para frente vamos falar mais de outras regiões de Portugal.

SANTÉ !

Comentarios


Como bom Mineiro de Belo Horizonte, criei uma classificação da terra e que espero que gostem

NUUUUUU !

NOO !

BÃO UAI

POIS É

bottom of page